segunda-feira, 4 de abril de 2011

9 anos, hein, Manaus?

Hoje me dei conta que em março fiz 9 anos de Manaus.

9 anos que eu entrei naquela sala do Latu Senso, rasguei a prova na cara daquela vaca por ter dito que eu tinha a obrigação de tirar uma nota melhor por ter vindo de São Paulo. 9 anos que fiz amigos de verdade num colégio chamado CIEC que hoje nem existe mais.

Lembro como se fosse hoje eu escolhendo o meu quarto naquele apartamento do Vieiralves, morrendo de calor e passando noites em claro porque não estava acostumada com o ar condicionado.

Até hoje as pessoas me perguntam o que eu ainda faço em Manaus, sendo que toda minha família está em São Paulo e até meus pais já foram embora daqui. Eu virei caboquinha. Comi jaraqui. Falo “tu” as vezes e “maninho” quando quero zuar com alguém. Só não gosto daquela farinha que quebra o dente, fora isso...rs. Eu aprendi amar essa cidade.

Uma coisa eu falo com toda certeza: quem diz que São Paulo é melhor que Manaus é porque só pensa nas férias. É realmente uma cidade ótima para passear, ir ao teatro, galerias, restaurantes divertidos e caros que não temos por aqui, passear na Paulista e se encantar com a avenida que não têm fios de alta tensão, tirar foto na esquina da Ipiranga com a São João.

Morar lá é completamente diferente. Você vive o estresse do trânsito. Não existe dinheiro pra comer todos os dias nos melhores restaurantes e quando você tem esse dinheiro, o que falta é tempo porque o trabalho te consome. É a “nóia” do medo de ser assaltado em qualquer semáforo. É a tristeza de ver o que REALMENTE é a pobreza. MUITA gente dormindo na rua, doente. Não é como em Manaus que você sabe quem é a doida que anda pelada na rua, que engravidou ano passado.

Viver em São Paulo não é fácil. Viver em qualquer lugar não é fácil. Fácil é a nossa mania de reclamar do que a gente tem. A casa do vizinho é sempre mais bonita que a nossa.

Não vou gritar aos 4 ventos dizendo que Manaus é o meu lugar, mas pra eu sair daqui só mesmo com uma proposta muito boa, pra ser mais feliz que sou, e olha, vai ser difícil, viu?!

Obrigada por esses 9 anos de aprendizado, Manaus, sua LYNDSAY!

7 comentários:

jmarques_jr disse...

nossa quanto tempo em Line...he he he 9 anos..passou mt rapido! lembro dakela galerinha de ciec...da casa da tati da moni...da sua...o LUAL mt massa! É mt bom saber que mesmo vc nao sendo Manauara ama nossa terra de uma forma que algumas pessoas daki nao sabem reconhecer o quanto somos felizes por toda nossa distancia geografica do resto do Brasil!

Unknown disse...

Manaus é sensacional, né maninha?
Obrigada por escolher ficar. Manaus ganhou uma paulista e eu ganhei minha Linoca. =)

Mimi disse...

QUE LINDO! Maninha, adorei. Acho incrivel que com todos os defeitos vc ama a nossa Manaus, ate mais que alguns Manauaras. Bjo grande!

Lucy Almeida disse...

E eu? Q ja to aqui ha 15 anos? Amo demais tudo e todos. Amei o post, bjus e parabens pelos seu 9 anos d Manaus, ja curtimos varias tematicas. Hahaha

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

E eu já vou fazer 21 anos de Manaus! Tem como não amar? Manaus: você não vale nada mas eu gosto de você! :D

@Thaisices disse...

Ah Manaus... Aprendi a amar Manaus do mesmo jeito, sem escolhas, e odiava o banho gelado! Agora sinto que é minha terra, mesmo no RG dizendo que nasci em outro lugar. #16AnosManauara